Ruanda sofreu baixas militares em Moçambique, durante um confronto com terroristas na zona de Cabo Delgado. De acordo com a imprensa ruandesa, morreram quatro soldados e 14 ficaram gravemente feridos.
Trata-se da primeira vez que Ruanda anuncia baixas no seu contingente de mil homens desde o início da sua intervenção militar no território moçambicano.
A publicação não faz referência aos locais onde os soldados ruandeses foram mortos em Cabo Delgado. Tem havido várias ações militares em locais como Macomia, Mocímboa da Praia, Mueda, Muidumbe e Palma.
No último sábado, 25 de setembro, os chefes de Estado de Moçambique e do Ruanda, Filipe Nyusi e Paul Kagame presidiram à cerimónia de atribuição de medalhas de heroísmo a vários soldados das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) na luta contra os terroristas.
Alguns dos soldados foram condecorados com a medalha militar de bravura a título póstumo por terem sacrificado as suas vidas em defesa da Pátria. Isto significa que também o exército moçambicano tem vindo a registar algumas baixas, apesar de não falar publicamente sobre o sucedido.