Moçambique: UE diz estar preocupada com instabilidade em Cabo Delgado

A União Europeia (UE) voltou a manifestar, através de um comunicado de imprensa, a sua preocupação com os ataques constantes de que é alvo a província de Cabo Delgado, o que já acontece desde outubro de 2017.

A Delegação da União Europeia manifesta a sua grande preocupação com a visível degradação da situação de segurança na província de Cabo Delgado, ocorrida nas últimas semanas, particularmente com um aumento significativo de ataques, incluindo a ocupação temporária de sedes de distrito em Mocímboa da Praia, Muidumbe e Quissanga”, pode ler-se.

A organização alertou para o crescimento da degradação da situação humanitária. “Seguimos com apreensão o consequente agravamento da situação humanitária na província, com uma crescente insegurança das populações locais e a rápida multiplicação do número de deslocados internos”, escreveu no documento.

Foi também referido que “a presente situação requer uma acção eficaz que permita proteger os cidadãos, desenvolver investigações que permitam levar os responsáveis à justiça e identificar o papel desempenhado por grupos extremistas violentos”.

A UE reiterou a sua “disponibilidade para prestar assistência a Moçambique e prosseguir e intensificar o diálogo com as autoridades nacionais com vista a delinear uma solução integrada, coordenada e abrangente que dê reposta às múltiplas dimensões da actual crise, incluindo as suas implicações regionais”.

A delegação da Europa comunitária no país mostrou-se igualmente preocupada com o desaparecimento de um jornalista da Rádio Comunitária de Palma, Ibrahimo Abu Mbaruco, em Cabo Delgado, e apelou “às autoridades para que este caso seja investigado com rapidez e profundidade”.

Recorde-se que as mais recentes invasões a esta província moçambicana foram reivindicadas pelo Estado Islâmico. Desde outubro de 2017 que os ataques armados causaram, pelo menos, 350 mortes, além de ter afetado 156.400 pessoas, com perdas de bens ou obrigadas a abandonar casa e terras em busca de locais seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola diz que China continuará a investir no país

Angola diz que China continuará a investir no país

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, José Massano, partilhou que o Governo conseguiu obter garantias de…
Moçambique: 650 sacos com pontas de marfim apreendido no Porto de Maputo

Moçambique: 650 sacos com pontas de marfim apreendido no Porto de Maputo

O Serviço de Investigação Criminal (SERNIC) e a Autoridade Tributária de Moçambique interceptam e apreenderam nesta quinta-feira, um contentor, no…
Guiné-Bissau: Frente Social convoca nova vaga de greves na Educação e Saúde

Guiné-Bissau: Frente Social convoca nova vaga de greves na Educação e Saúde

Frente Social dos Sindicatos dos sectores de Saúde e Educação convocou uma nova vaga de paralisações de 8 a 10…
Moçambique: Câmara de Comércio e Banco Comercial e de Investimentos apostam no apoio a mulheres empresárias

Moçambique: Câmara de Comércio e Banco Comercial e de Investimentos apostam no apoio a mulheres empresárias

A Câmara de Comércio de Moçambique (CCM) reuniu, no início da semana, com a direção de Marketing do Banco Comercial…