Moçambique usa 25% do investimento da Índia no continente africano

O volume do investimento total da Índia em Moçambique atingiu os oito biliões de dólares norte-americanos, o que significa que 25% do total do capital indiano aplicado no continente africano vai para o país governado por Filipe Nyusi.

Foi o Alto-Comissário da Índia em Moçambique, Rajeev Kumar, quem divulgou os dados durante uma conferência de negócios de empresas do setor de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), realizada em Maputo.

“Moçambique é um parceiro importante da Índia. Pretendemos elevar as nossas relações apostando no desenvolvimento das TIC’s”, declarou.

Kumar disse ainda que, com o início da produção do Gás Natural Liquefeito (GNL) na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, previsto para 2022, deve ser criada uma base sólida das TIC’s para serem respondidos os desafios dessa nova indústria.

Segundo o Secretário Permanente do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique, Celso Laíce, o país deve aproveitar a experiência indiana para massificar o uso das TIC´s.

“Como Governo, estamos empenhados em criar melhores condições para o desenvolvimento das TIC’s no país”, garantiu.

A Índia encontra-se entre os dez maiores parceiros económicos de Moçambique, tendo liderado o destino das exportações moçambicanas em 2018, com uma cota equivalente a 1.3 mil milhões de dólares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

Isabel Santos A eurodeputada Isabel Santos vai organizar em Portugal um conjunto de debates sob o nome “Conversas Europeias”.  Depois…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin