A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – USAID e o governo da província de Cabo Delgado vão assistir 25 mil pessoas deslocadas em termos de segurança alimentar e habilidades para a vida no distrito de Metuge e cidade de Pemba.
Para o efeito, foi lançado terça-feira, 2 de agosto, na cidade de Pemba, um programa denominado, Projecto de Suporte ao Grande Desenvolvimento da província de Cabo Delgado, que terá a duração de quatro anos.
A ADPP Moçambique, que está a implementar o projecto, deve capacitar igualmente um grupo 3200 produtores divididos em 64 clubes com vista a garantir produção que melhore a dieta e segurança alimentar nas suas famílias, bem como a formação de 2 mil jovens em habilidades para acesso ao emprego no sector privado.
O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, saudou a iniciativa e referiu que o mesmo projecto responde o Plano de Gestão de Deslocados, do qual foram criados os Centros de Reassentamento nos distritos não afectados.
A Directora Adjunta da ADPP Moçambique, Anete Castela, disse no lançamento do projecto que o programa visa apoiar o desenvolvimento socioeconómico e a recuperação da província de Cabo Delgado garantindo a sustentabilidade das famílias deslocadas e acolhedoras.