Os habitantes de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, vão regressar brevemente às zonas de origem. Tal acontece depois de terem saído das mesmas para encontrarem refúgio em outras zonas consideradas seguras, devido aos frequentes ataques terroristas.
A garantia de segurança foi dada pelo vice-chefe do Estado Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), Bertolino Capetine, que falou no âmbito das ações em curso no Teatro Operacional Norte.
Também de acordo com a mesma fonte, o regresso da população às zonas de origem deverá incluir a reabertura da via que liga a cidade de Pemba e a vila de Palma, passando por Mocímboa da Praia.
“Nós vamos determinar a hora e o momento em que a comunidade deve voltar e a comunicação social vai ser convidada para testemunhar este grande acto. É só daí que vamos anunciar e comunicar as autoridades governamentais no sentido de convidar as comunidades para regressar a Mocímboa, porque é do interesse do estado moçambicano ver Mocímboa em dia, a fazer aquilo que nos habituou”, esclareceu.
Ainda segundo Capetine, Mocímboa da Praia não se encontra sob controlo de terroristas. No entanto, acrescentou, muitas infraestruturas foram destruídas pelo invasores, desde escolas a hospitais e bancos, entre outras.