A Electricidade de Moçambique (EDM) informou em comunicado que concluiu com sucesso nesta semana os trabalhos de restabelecimento de energia em todos os distritos da zona norte da província de Cabo Delgado.
Recorde-se que vários locais de Cabo Delgado ficaram sem energia há mais de um ano, devido aos frequentes ataques terroristas, uma vez que os invasores destruíram infraestruturas.
“Depois de restabelecido o fornecimento da corrente elétrica nos distritos de Mueda, a 3 de Setembro; Mocímboa da Praia, a 11 de Setembro; Nangade a 27 de Setembro; e Palma, a 8 de Outubro; a energização, a 22 de Novembro, do distrito de Muidumbe, que se encontrava desprovido de energia desde 20 de Agosto de 2020, representa o culminar das intervenções de emergência de curto prazo iniciadas com a recuperação e energização da subestação de Oasse”, pode ler-se no documento, divulgado pela “Carta de Moçambique”.
O comunicado refere ainda que as obras para a reposição do fornecimento de energia no norte de Cabo Delgado contaram com o financiamento do Governo moçambicano, além de fundos próprios da EDM. Está em curso a mobilização de fundos junto dos parceiros de cooperação para a reconstrução definitiva do sistema elétrico da região em questão.
“A EDM está sempre comprometida em cumprir com a sua missão de eletrificar Moçambique e apela ao engajamento de todos para a permanente vigilância contra a vandalização das infraestruturas elétricas, actos que retardam o progresso da eletrificação nacional”, concluiu a empresa.
2 Comments
Calido Camará
Gostaria de receber sempre as notificações