Os governos da Austrália e de Moçambique aprovaram recentemente a nomeação de Blake Gray como o novo Cônsul Honorário em Moçambique, com efeitos desde 1 de Março de 2016.
Gray tem fortes ligações dentro da comunidade empresarial moçambicana. Vive em Maputo há muitos anos e fala fluentemente Português.
Austrália e Moçambique têm uma relação comercial crescente, com várias empresas australianas já estabelecidas no país, especialmente no setor de mineração.
Em 2015, o comércio bilateral entre Austrália e Moçambique ascendeu a 297 milhões de euros. A Austrália continua a desempenhar um papel importante para ajudar a atender às necessidades de desenvolvimento de recursos humanos em Moçambique, através do seu programa que concede bolsas de estudo na Austrália. Desde 1999, mais de 350 moçambicanos foram estudar para a Austrália no âmbito do programa. O programa é projetado especificamente para assegurar que Moçambique está bem posicionado para ser capaz de tirar vantagem dos seus significativos recursos naturais
Parte do papel de Blake Gray será prestar assistência consular à diversificada comunidade australiana e promover os interesses políticos e comerciais da Austrália em Moçambique.