Moçambique

Nyusi nomeia Letícia Klemens para a pasta dos Recursos Minerais e Energia

O Presidente Nyusi nomeou Letícia Klemens para o cargo de ministra dos Recursos Minerais e Energia. A nova titular de um dos pelouros mais estratégicos para o futuro de Moçambique não tem ligações partidárias à Frelimo e é licenciada em Ciências Jurídicas, pelo Instituto Superior Politécnico Universitário de Maputo.

Letícia Deusina da Silva Klemens tem 44 anos de idade e até à data da sua nomeação desempenhava as funções de presidente da mesa da assembleia geral do maior banco de Moçambique, o Millennium BIM, e também da associação das mulheres empresárias e empreendedoras moçambicanas.

Em 2010 associou-se a um sobrinho do antigo Chefe de Estado Armando Guebuza, Miguel Nhaca Guebuza, e ao marido de uma das filhas de Guebuza, Tendai Mavhunga, na empresa Beta Holding – Business And Technology Aplications, Limitada.

No ano seguinte Letícia Klemens associou-se com o filho do Presidente Samora Machel, Samora Moisés Machel Júnior, e ainda com o filho de Alberto Chipande, Nkutema Namoto Alberto Chipande, na empresa +258 Limitada.

Os interesses empresariais do sócios de Letícia Klemens, assim como dos seus familiares e parceiros, estendem-se do gás passando pela indústria extrativa até ao sector de energia.

Mas a nova titular dos Recursos Minerais e Energia não é a única membra do Governo em eventual conflito de interesses. Os ministros Carlos Mesquita e Celso Correia também mantêm a sua atividade empresarial paralelamente às responsabilidades de servidores públicos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo