Cultura | Moçambique

“Os Mabundas” apresentam o seu trabalho em Maputo no Centro cultural Português.

“Os Mabundas”, exposição que estará patente no Camões- Centro Cultural Português em Maputo até dia 31 de Maio, reúne trabalhos dos artistas moçambicanos Gonçalo, Santos e Rodrigo Mabunda.

A mostra tem ainda curadoria do arquiteto Guilherme Godinho e do Diretor do Centro Cultural Português em Maputo, João Pignatelli. Esta iniciativa conta com o apoio do Barclays Bank Moçambique.

Nesta exposição, as obras selecionadas são apresentadas dentro de um discurso curatorial que envolve todo o espaço da Sala Camões, preparada para também fazer parte do trabalho artístico dos criadores.

É dado a conhecer ao público um conjunto de 40 obras dos Irmãos Mabunda, com linguagens artísticas muito particulares e específicas,salientando a identidade própria e o caráter individual de cada um dos artistas. Pela primeira vez, os três irmãos fazem do espaço Camões a sua casa e apresentam ao público o seu trabalho reconhecido internacionalmente, com obras expostas em diversas galerias de Paris, a londres, Joanesburgo e Dakar.

Nas palavras de João Pignatelli, responsável pelas atividades culturais do Camões, esta exposição mostra a “qualidade da arte e dos artistas que existem em Moçambique. Um país que de Norte a Sul tem artistas e criadores de grandissíma qualidade.”

O Diretor artístico sublinha ainda a convergência de influências presentes na obra dos três irmãos, já que nos trabalhos apresentados é possível encontrar convergências com o folklore africano, arte tribal e até o movimento pós-Dada.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo