Pixabay License Grátis para uso comercial Atribuição não requerida

Portugal ajuda Moçambique com 250 mil euros para a Covid-19

O Governo português decidiu dar um apoio adicional ao setor da Saúde em Moçambique, fazendo uma contribuição extraordinária de 250 mil euros. Esta ajuda é dada através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

O apoio está enquadrado no esforço conjunto do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia Covid-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste. A iniciativa é coordenada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

A quantia vai ser orientada, principalmente, para a província de Nampula, localizada a norte de Moçambique. Esta é uma das zonas prioritárias da atuação da Cooperação Portuguesa no país africano e tem sido significativamente afetada pela pandemia.

O plano de ação contra a Covid-19 contempla dois eixos de atuação. O primeiro tem a ver com a disponibilização de recursos e o segundo é ao nível da formação e investigação, com uma vertente complementar de transporte e logística.

Com a duração de um ano, o plano custará aos cofres de Portugal três milhões de euros. Serão envolvidas cerca de 96 ações de formação, além da doação de 800 mil itens de material médico e de proteção individual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

São Tomé e Príncipe: Comissão Económica da ONU em São Tomé

São Tomé e Príncipe: Comissão Económica da ONU em São Tomé

A Comissão Económica da ONU para África está em São Tomé e Príncipe, com o objetivo de discutir com o…
Moçambique: Exoneração do Primeiro Ministro

Moçambique: Exoneração do Primeiro Ministro

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no uso das competências que lhe são conferidas pela alínea b) do número…
Angola: Angolanos fugidos da Ucrânia podem chegar este mês

Angola: Angolanos fugidos da Ucrânia podem chegar este mês

O Governo angolano está a analisar a possibilidade de fretar um avião com o objetivo de trazer para Luanda os angolanos…
Timor-Leste: Governo diz-se solidário com povo ucraniano

Timor-Leste: Governo diz-se solidário com povo ucraniano

O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, manifestou a solidariedade do seu Governo para com o povo ucraniano, que continua a…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin