Especial COVID-19 | Moçambique | Portugal

Portugal ajuda Moçambique com 250 mil euros para a Covid-19

O Governo português decidiu dar um apoio adicional ao setor da Saúde em Moçambique, fazendo uma contribuição extraordinária de 250 mil euros. Esta ajuda é dada através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

O apoio está enquadrado no esforço conjunto do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia Covid-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste. A iniciativa é coordenada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

A quantia vai ser orientada, principalmente, para a província de Nampula, localizada a norte de Moçambique. Esta é uma das zonas prioritárias da atuação da Cooperação Portuguesa no país africano e tem sido significativamente afetada pela pandemia.

O plano de ação contra a Covid-19 contempla dois eixos de atuação. O primeiro tem a ver com a disponibilização de recursos e o segundo é ao nível da formação e investigação, com uma vertente complementar de transporte e logística.

Com a duração de um ano, o plano custará aos cofres de Portugal três milhões de euros. Serão envolvidas cerca de 96 ações de formação, além da doação de 800 mil itens de material médico e de proteção individual.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo