Moçambique | Portugal

Portugal disponível para apoiar Moçambique contra a Covid-19

Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, com homólogo moçambicano, Filipe Nyusi
Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, com homólogo moçambicano, Filipe Nyusi

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, manifestou a abertura do país que representa para apoiar Moçambique contra a Covid-19.

Teresa Ribeiro elogiou os “esforços” deste país africano no combate à propagação do novo coronavírus.

“Reitero a disponibilidade do Governo português para colaborar em tudo que for possível e espero que Moçambique continue a dar um combate sem tréguas à pandemia, mantendo os resultados bons que tem conseguido”, declarou.

As declarações da chefe da diplomacia portuguesa foram feitas através de uma videoconferência durante a realização de uma cerimónia. O evento foi simbólico e visou a doação de 200 mil máscaras ao Governo da província de Maputo para auxiliar na pandemia da Covid-19. Tal tratou-se de um esforço conjunto entre Portugal e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento.

Do total de 200 mil máscaras, 100 mil são reutilizáveis e destinadas às entidades necessitadas daquela província. Já as restantes são máscaras cirúrgicas e deverão ser entregues, entretanto, a profissionais de saúde.

O apoio conjunto insere-se assim no plano de resposta à pandemia entre Portugal, os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste. Esta iniciativa é coordenada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português e está orçada em três milhões de euros.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo