Moussa Faki Mahamat, Presidente da Comissão da União Africana

Presidente da Comissão da UA quer “ação regional urgente” em Cabo Delgado

O presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, apelou a uma “ação regional e internacional urgente e coordenada”, em resposta à “ameaça à segurança comum” causada pelo “terrorismo internacional” em Moçambique, mais precisamente na província de Cabo Delgado. 

O dirigente condenou o recente ataque terrorista ocorrido na vila de Palma, em Cabo Delgado, e mostrou preocupação pelo facto de haver grupos terroristas internacionais na África Austral. 

Assim, partilhou o receio de os países da região mencionada não se encontrarem igualmente a salvo de ataques como aqueles levados a cabo em Moçambique. A província de Cabo Delgado é atacada desde outubro de 2017, o que já resultou em centenas de mortos e cerca de 700 mil deslocados, além da destruição de habitações e de outros bens. 

“A Comissão da União Africana, através dos seus órgãos competentes, está pronta a apoiar a região e os seus mecanismos para enfrentar conjuntamente esta ameaça urgente à paz e segurança regional e continental”disse numa nota divulgada pela imprensa. 

Recorde-se que muitos países têm oferecido apoio militar no terreno a Maputo para combater estes insurgentes, entre os quais Portugal. No entanto, até ao momento ainda não existiu abertura para que tal acontecesseapesar de haver relatos e testemunhos que indicam a existência de empresas de segurança e de mercenários na zona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…