Economia | Moçambique

Salários mínimos vão aumentar

A Comissão Consultiva do Trabalho chegou a consenso no processo de negociação entre os sindicatos e as entidades patronais para a fixação dos salários mínimos em todos os setores de atividades em Moçambique, sem no entanto revelar as percentagens do aumento.

Os níveis de aumento ainda não são conhecidos, mas os trabalhadores moçambicanos já fazem as contas sobre o valor ideal do salário mínimo e as propostas variam entre os cinco e de 10 mil meticais (cerca de 83 e 166 euros).

O atual custo de vida e a conjuntura político-económica que o país atravessa são alguns pontos que pesaram na definição dos níveis de reajuste salarial, segundo revelou João Loforte, secretário-geral da comissão, que não revelou as percentagens de aumento para cada setor de actividade.

O secretário-geral da Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM) Alexandre Munguambe já afirmou que os valores ora aprovados não vão satisfazer as reais necessidades dos trabalhadores.

O setor da agricultura, caça e silvicultura são os setores que têm o salário mínimo mais baixo de 3183 meticais (53 euros).

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo