STP: Aeroporto internacional passa a chamar-se “Nuno Xavier”

O Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe passa a chamar-se a partir desta segunda-feira, 11 de Julho, Aeroporto Nuno Xavier, homenageando o engenheiro aeronáutico.

Recorde-se que Nuno Xavier foi também o primeiro Presidente da Assembleia Constituinte de São Tomé e Príncipe e que pela sua voz se proclamou a Independência Nacional no dia 12 de Julho de 1975. 

A cerimónia de atribuição de nome de Nuno Xavier ao aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe foi presidida ontem à tarde pelo Primeiro-Ministro, Jorge Bom Jesus, que inaugurou ainda uma nova pavimentação na zona frontal do aeroporto, bem como alguns melhorias nas zonas de carga e sala de embarque.

Jorge Bom Jesus a usar da palavra começou por agradecer a presença dos convidados e disse que “nós estamos a render homenagem merecida a esta grande figura deste período da independência nacional, a História é feita com os alicerces do passado”.

Já a filha mais velha do engenheiro Nuno Xavier, Nélia Daniel Dias, disse que “hoje é um grande dia porque são-tomenses estão a fazer homenagem ao meu pai, um grande homem que lutou pelo povo seu povo”.

Figura política que proclamou a Independência de São Tomé e Príncipe, a 12 de Julho de 1975, Nuno Xavier, natural do distrito de Mé-Zóchi, no centro da ilha se São Tomé, faleceu em Junho de 1976, vítima de um acidente aéreo no Porto, Portugal, quando desempenhava as funções de ministro do Equipamento Social e Ambiente. 

Há pouco tempo, um deputado da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, Levy Nazaré defendeu em sessão plenária que “já é tempo de se atribuir o nome de Nuno Xavier ao Aeroporto Internacional de São Tomé”.

A atribuição de nome de Nuno Xavier ao aeroporto internacional de São Tomé e Príncipe acontece poucas horas antes do acto central do 47º aniversário da independência nacional do País a assinalar esta terça-feira, 12 de julho 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Alguns russos decidiram incendiar postos de recrutamento desde o início da mobilização parcial de reservistas decretada pelo Presidente do país, Vladimir…
Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin