STP: UDD pede a reabertura do caso dos 30 milhões de dólares do XVI Governo

O Partido União Democrática para o Desenvolvimento, (UDD) num comunicado distribuído a imprensa, pede de a reabertura do caso que ocorreu alegadamente na administração de Patrice Trovada, em 2017, em São Tomé e Príncipe.

Depois da reunião do seu Comité Executivo, a UDD apelou às autoridades do país para “retomarem o caso dos 30 Milhões de Dólares consignado na chamada dívida oculta de São Tomé e Príncipe e que os culpados sejam sancionados”.

Segundo o comunicado, toda a polémica à volta deste montante coincide com a visita do Chefe de Estado são-tomense, Carlos Vila Nova, a Angola, um país que segundo o documento, sem se referir ao nome “país amigo, parceiro de cooperação bilateral”, também se vê, alegadamente, implicado na contração do mesmo valor e levou o seu Procurador-Geral da República, Pita Gros a visitar recentemente São Tomé e Príncipe.

“A UDD endereça um forte apelo às instâncias governativas do país, para que sejam submetidos aos Órgãos Judiciais competentes, todos os alegados casos de corrupção, a fim de serem devidamente investigados e, os infractores devidamente sancionados”, diz ainda o comunicado.

Destes alegados casos de corrupção, destaque vai para o empréstimo dos 30 Milhões de Dólares contraídos durante a vigência do XVI Governo cujo Primeiro-ministro era Patrice Trovoada. Segundo fontes judiciais “este caso foi arquivado por falta de consistência”.

Este assunto voltou recentemente à ribalta depois de uma publicação do jornal Maka Angola, de um trabalho de investigação do jornalista e activista social, Rafael Marques, intitulado “Angola e a Dívida Oculta de São Tomé”, expondo os contornos deste empréstimo.

A UDD, é um partido membro da coligação governamental em São Tomé e Príncipe, e dispõe de um Deputado na Assembleia Nacional do país.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Brasil: Governo Bolsonaro anuncia a privatização da Petrobras 

Brasil: Governo Bolsonaro anuncia a privatização da Petrobras 

O novo ministro de Minas e Energia do Brasil, Adolfo Sachsida, anunciou que vai privatizar a Petrobras. A declaração foi…
Cabo Verde: PAICV comenta "situações desesperadoras" do Planalto Norte

Cabo Verde: PAICV comenta "situações desesperadoras" do Planalto Norte

Os deputados nacionais do PAICV eleitos em Santo Antão afirmaram no sábado, 07 de maio, que a situação social do…
Angola: Sondagem indica vitória eleitoral da UNITA em Luanda

Angola: Sondagem indica vitória eleitoral da UNITA em Luanda

Uma sondagem realizada pela Afrobarometer, uma empresa pan-africana de estudos de opinião, indica a vitória da UNITA em Luanda nas…
Moçambique: Diplomatas moçambicanos alocam 7 milhões de meticais para deslocados de Cabo Delgado

Moçambique: Diplomatas moçambicanos alocam 7 milhões de meticais para deslocados de Cabo Delgado

Embaixadores e funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, contribuíram, com mais de 7 milhões de meticais,…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin