UE aprova missão de formação militar em Moçambique

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) aprovaram nesta segunda-feira, 12 de julho, o lançamento de uma missão de formação militar em Moçambique.

“O objectivo desta missão é de treinar e apoiar as Forças Armadas de Moçambique na protecção da população civil e no restabelecimento da segurança na província de Cabo Delgado, pode ler-se no comunicado divulgado pelo Conselho da UE.

O documento refere ainda que o “mandato da missão irá durar, inicialmente, dois anos”. Durante esse período “o seu objectivo estratégico será o de apoiar a capacitação das unidades das Forças Armadas de Moçambique que farão parte de uma futura força de reação rápida”.

Caberá à missão, denominada EUTM Moçambique, fornecer “treino militar, incluindo preparação operacional, treino especializado em contra-terrorismo, e treino e educação na protecção de civis, respeito pelo direito internacional humanitário e lei dos direitos humanos”.

Esta missão vai ser chefiada no terreno pelo brigadeiro-general do Exército português Nuno Lemos Pires, um “cidadão de nacionalidade portuguesa com mais de 38 anos de experiência em cargos de comando, incluindo em missões internacionais”. Já o comandante da missão será o diretor da Capacidade de Planeamento e Conduta Militar da UE, o vice-almirante francês Hervé Bléjean.

A missão de formação de militares foi aprovada em resposta ao apelo das autoridades moçambicanas para um “envolvimento reforçado” da UE nas “áreas da paz e da segurança”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Goa: Eleições gerais mobilizam 900 milhões de eleitores

Goa: Eleições gerais mobilizam 900 milhões de eleitores

A Índia começou, esta sexta-feira, o processo eleitoral de escolha dos 543 deputados à câmara baixa do Parlamento (Lok Sabha)…
FMI estima queda do crescimento económico de Angola

FMI estima queda do crescimento económico de Angola

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um crescimento económico de 2,6% para o ano de 2024 em Angola, e de…
Macau: FMI prevê crescimento de 13,9%, este ano, e 9,6%, em 2025

Macau: FMI prevê crescimento de 13,9%, este ano, e 9,6%, em 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que a Região terá, este ano, um crescimento da economia de 13,9%, registando um…
Festival da Língua e da Liberdade na Cidade arranca em maio

Festival da Língua e da Liberdade na Cidade arranca em maio

Vai decorrer, no Centro Cultural de Belém (CCB), nos dias 4 e 5 de maio, o FeLiCidade – Festival da…