A Missão de Formação Militar da União Europeia (UE) em Moçambique é lançada nesta quarta-feira, 03 de novembro, no distrito municipal Ka-Tembe, na cidade de Maputo.
Segundo um comunicado do Ministério da Defesa Nacional de Moçambique, citado pela “RM”, o evento vai ser orientado pelo titular da pasta, Jaime Neto. No local estará presente o homólogo português, João Gomes Cravinho, que chegou ao país na segunda-feira, 01 de novembro.
Trata-se de uma missão com um mandato de dois anos e que visa formar e apoiar as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) na proteção da população civil e no restabelecimento da situação de segurança em Cabo Delgado. Recorde-se que esta província é alvo frequente de ataques terroristas desde outubro de 2017.
Na missão vai ser prestada formação militar de cariz operacional, formação especializada em matéria de contraterrorismo e formação nos domínios da proteção das populações e do cumprimento do direito internacional humanitário e de direitos humanos, sobretudo no que se refere à proteção de mulheres e crianças.