O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Carlão Pignatari, recebeu o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, o embaixador António Pedro Rodrigues da Silva. O objetivo da conversa, segundo fontes, foi a apresentação do novo chefe do consulado luso no Estado, que assumiu a função diplomática há pouco mais de um mês.
No diálogo, que durou cerca de meia hora, foi discutida a aproximação bilateral entre Brasil e mais especificamente, o Estado de São Paulo e Portugal, além do cenário diplomático externo no mundo, incluindo o conflito armado entre Rússia e Ucrânia.
O embaixador português recebeu das mãos de Pignatari uma miniatura do Monumento às Bandeiras e ainda afirmou que se sentiu “como se fosse da família” ao ser recebido no Legislativo paulista.
“Parece que conseguimos diminuir o oceano que nos separava e agora temos somente um pequeno rio que nos une e não mais nos separa”, comentou António Pedro Rodrigues da Silva.
Recorde-se que António Silva assumiu o Consulado Geral de Portugal em São Paulo, no dia 16 de janeiro deste ano. Antes, atuava como embaixador de Portugal na Austrália.
“Estou muito feliz por estar aqui num momento tão auspicioso das relações entre os dois países e pela grandeza e importância de São Paulo, o coração económico e cultural brasileiro”, destacou o cônsul-geral de Portugal em São Paulo.
Ígor Lopes