Lusofonia

ONU pretende reforçar cooperação com a CPLP

A ONU salientou, na resolução 71/324 de 30 de agosto de 2017, a importância de reforçar a cooperação entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e as agências especializadas das Nações Unidas e outras entidades e programas, refere o portal da CPLP.

No documento faz-se referência às várias agências das Nações Unidas e é descrita a apreciação da declaração final da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada no final do ano passado, em Brasília.

A ONU enaltece as atividades desenvolvidas pela CPLP nas várias dimensões e sublinha a importância da realização de edições da “Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial”. A resolução recorda, igualmente, a importância do envolvimento da sociedade civil nas actividades da CPLP e da participação do setor privado na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desse modo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fica agora encarregue de apresentar à Assembleia-Geral um relatório sobre a implementação da presente resolução, a qual decide incluir o ponto “Cooperação entre as Nações Unidas e a CPLP”, já a pensar na 73ª Assembleia-Geral da ONU.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo