Países lusófonos exportaram para a China menos 6,57% até julho

Os países lusófonos exportaram 56,23 mil milhões de dólares (47,66 mil milhões de euros) para a China nos primeiros sete meses de 2020. Este é um número que representa uma queda de 6,57%, quando comparado com o período homólogo do ano passado. 

Segundo os dados oficiais publicados no portal do Fórum Macau, com base nas estatísticas dos Serviços de Alfândega na China, Pequim vendeu aos países lusófonos 21,43 mil milhões de dólares (18,16 mil milhões de euros). Trata-se assim de um decréscimo homólogo de 10,09%. 

As trocas comerciais entre o país asiático e os países de língua portuguesa foram, de janeiro a julho, de 77,66 mil milhões de dólares (65,81 mil milhões de euros). Mais uma vez registou-se então um decréscimo homólogo de 7,57%. 

Angola foi o país lusófono com uma maior quebra nas trocas comerciais com a China, tendo sido gastos 9,67 mil milhões de dólares (8,19 mil milhões de euros), menos 38,7% em relação aos sete primeiros meses de 2019. 

Já o Brasil, que continua a ser largamente o país lusófono com o maior volume de trocas comerciais com a China (53,23 milhões de euros), vendeu a Pequim 45,72 mil milhões de dólares (38,74 mil milhões de euros), mais 4,3% em termos homólogos. 

Por sua vez, Pequim exportou para o Brasil 17,08 mil milhões de dólares (14,47 mil milhões de euros). Este é um número praticamente idêntico ao registado nos primeiros sete meses de 2019. 

Depois do Brasil e Angola, Portugal é o terceiro país lusófono com maior valor de trocas comerciais com a China (3,7 mil milhões de dólares, 3,1 mil milhões de euros), ainda assim com uma diminuição de 4,5%, em relação aos meses em análise de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Alguns russos decidiram incendiar postos de recrutamento desde o início da mobilização parcial de reservistas decretada pelo Presidente do país, Vladimir…
Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin