PALOP registam bons e maus resultados no índice de corrupção

Cinco dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) melhoraram no Índice de Perceção da Corrupção, da Transparência Internacional, sendo eles Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Brasil e Timor-Leste.

Outros três pioraram, sendo esse o caso de Portugal, Guiné Equatorial e Moçambique. Já a posição de Cabo Verde manteve-se.

O documento destacou o impacto da corrupção nas respostas governamentais à Covid-19, tendo comparado o desempenho dos países no índice com o seu investimento em cuidados de saúde e analisado em que medida as normas e instituições democráticas foram enfraquecidas durante a pandemia.

As maiores subidas verificaram-se no Brasil, que com 38 pontos subiu 12 lugares, passando da posição 106 para 94, e também em Timor-Leste, que obteve 40 pontos e uma subida do 93.º para o 86.º lugar.

Quanto a Angola, aumentou de 26 para 27 pontos, o que equivale a uma subida de quatro lugares na lista, ocupando agora a posição 142 (146 em 2019), e registando progressos pelo terceiro ano consecutivo.

Por sua vez, a Guiné-Bissau ganhou um ponto e subiu três lugares, da posição 168 para a 165. São Tomé e Príncipe subiu da posição 64 para a 63 e conquistou 47 pontos.

Cabo Verde manteve a posição 41.ª com 58 pontos, após em 2019 ter subido desde o 45.º lugar.

O Índice de Perceção da Corrupção, da Transparência Internacional indica a edição de 2020 do índice que avalia a perceção da corrupção no setor público de 180 países, pontuando-os de 0 (percecionado como muito corrupto) a 100 (percecionado como muito transparente).

Os países com bom desempenho no índice foram os que investiram mais em cuidados de saúde, revelaram-se mais capazes de proporcionar uma cobertura de saúde universal e menos suscetíveis de violar as normas e instituições democráticas ou o Estado de direito.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

África do Sul detém alegado líder de sequestros em Moçambique

África do Sul detém alegado líder de sequestros em Moçambique

A polícia da África do Sul deteve no sábado, 07 de janeiro, um homem que estava a ser procurado por…
Timor-Leste: Presidente quer marcar eleições legislativas para maio

Timor-Leste: Presidente quer marcar eleições legislativas para maio

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, informou que vai ouvir este mês os partidos com assento parlamentar e outras forças…
Angola: UNITA capacita deputados sobre proposta do OGE

Angola: UNITA capacita deputados sobre proposta do OGE

O grupo parlamentar da UNITA realizou um seminário sobre a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2023 no…
Portugal: Costa oferece mais apoio humanitário e militar à Ucrânia

Portugal: Costa oferece mais apoio humanitário e militar à Ucrânia

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, informou nesta segunda-feira, 09 de janeiro, que conversou ao telefone com o Presidente da…