Magrebe | Portugal

Argelinos festejam a vitória de Portugal contra a França

Logo que soou o apito final do Euro 2016 muitos argelinos desceram para as ruas de Argel a festejar a vitória portuguesa contra a França, os tradicionais “ius ius” ecoavam assim como fogo-de-artifício. Também as redes social na Argélia encheram-se com as cores portuguesas, assim como de publicações a felicitar Portugal e entre as imagens que se tornaram virais estava um mapa do Norte de África e Europa com a bandeira de Portugal incrustada no mapa da Argélia.

Também, nos festejos nos Campos Elísios em Paris, onde muitos portugueses se juntaram para celebrar a vitória da Seleção, entre as bandeiras portuguesas destacavam-se bandeiras argelinas e da Cabília.

Um fenómeno que poderia ser considerado insólito, mas “que é normal” como explicou à e-GLOBAL o jornalista argelino Amine Allame.

Segundo Amine Allame vários fatores explicam o fenómeno, “por razões históricas os argelinos não gostam da França”, outro aspeto, segundo jornalista, “é também a enorme admiração que os argelinos têm por Cristiano Ronaldo”, além disso “para os argelinos, Portugal é um país muito parecido com a Argélia, na mentalidade e alegria”, referiu Amine Allame.

Todavia, a euforia argelina pela vitória portuguesa no Euro 2016 foi referida na imprensa local como a manifestação de uma adversidade à França, antiga potência colonizadora, ainda bem patente na população. Por esse motivo, ao longo do campeonato, os argelinos apoiaram sempre as equipas que se confrontaram com seleção francesa.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo