Portugal | São Tomé e Príncipe

Azeredo Lopes em São Tomé e Príncipe para reforçar cooperação técnico-militar

O Ministro da Defesa de Portugal, Azeredo Lopes, visitou oficialmente o arquipélago de São Tomé e Príncipe entre 16 e 17 de Outubro com objectivo de reforçar a cooperação técnico-militar entre os dois Estados.

Ao desembarcar no aeroporto de São Tomé, o ministro da Defesa português foi recebido pelo seu homólogo são-tomense, Arlindo Ramos, bem como por outros oficiais e altos responsáveis do sector da defesa.

O reforço das relações bilaterais no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, no plano da segurança e defesa foi o principal objectivo da visita, durante a qual foram assinados protocolos entre as marinhas portuguesa e de São Tomé e Príncipe.

Para além do encontro de trabalho com o seu homologo são-tomense, o ministro de Defesa de Portugal encontrou-se em audiência com o Presidente da República, Evaristo Carvalho, que exerce também as funções do Comandante Supremo das Forças Armadas São-Tomenses (FARSTP).

Antes do encontro com o Chefe de Estado são-tomense, o ministro da Defesa Português Azeredo Lopes e o Chefe do Estado-Maior da Armada Portuguesa, Macieira Fragoso, visitaram o Centro de Instrução Militar. Em seguida, os ministros da Defesa português e são-tomense participam na sessão de encerramento de um seminário sobre o “Exercício da autoridade e das responsabilidades do Estado costeiro no mar”.

Esta visita coincide com as atividades do navio hidrográfico português Gago Coutinho, que está desde o dia 22 de Outubro a realizar um conjunto de operações de segurança e vigilância marítima, em parceria com as autoridades são-tomenses.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo