Brasil | Portugal

Brasil: Empresário do Porto esclarece sobre oportunidades na área do turismo em Portugal

Eurico Santana

O empresário português Eurico Santana, responsável pela empresa Portugal Agora 360º, com sede no Porto, vai visitar o Brasil nos próximos dias com o intuito de apresentar oportunidades nas áreas do turismo de experiência e da saudade em Portugal. Em parceira com a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, este responsável vai realizar duas sessões de esclarecimento para quem procura informações importantes sobre moradia, investimento e turismo no país de Camões. No dia 25 de novembro serão realizadas duas sessões sobre turismo. Já no dia 27 de novembro as sessões de esclarecimento são para aqueles que desejam conhecer Portugal enquanto turistas.

Com passagens programadas pelas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, Eurico Santana promete apresentar novas oportunidades de contato entre Brasil e Portugal. Em entrevista à e-Global, esse empresário, que é também licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e que se considera um eterno empreendedor, apresentou propostas que visam conectar os dois países, abordou a questão dos investimentos em Portugal e destrinçou novas formas de turismo para brasileiros em solo português.

Como será a sua programação no Brasil?

A minha programação no Brasil divide-se por três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Neste momento, divido-me por duas grandes áreas, entre palestras, reuniões regulares com clientes, e novos contatos. Atendendo ao facto de o mercado ser dinâmico e nos criar sempre desafios.

O que irá abordar na palestra promovida pela Câmara Portuguesa do Rio?

Vou fazer duas palestras no Rio, uma no dia 25 e outra no dia 27. Cada uma delas tem duas sessões, a da parte da manhã, com início às 10 horas, e a da tarde, às 14 horas. No dia 25, vou abordar temas da empresa Portugal Agora. Questões práticas de interesse, como as universidades que aceitam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os diferentes vistos, o visto de aposentado e o visto de empreendedor, a qualidade vida das cidades e questões muito práticas, a nível de procedimentos. Dou sempre uma visão geral de Portugal.

O que pretende abordar entre Brasil e Portugal?

Com a criação da Portugal Agora, apostei na interligação natural que os dois países têm, de certa forma, criando até uma bolsa de ideias e projetos brasileiros para ajudar na adaptação em Portugal e, também, até em sentido inverso. Acredito na reciprocidade entre os dois países, destaco a importância das universidades portuguesas que cada vez mais recebem estudantes e mestrandos brasileiros. Destaco o empreendedorismo crescente e as condições que Portugal está a oferecer a procura de profissionais de Tecnologia da Informação (TI).

O que os dois países necessitam nesse sentido?

Os dois países, entre outras coisas, necessitam de procedimentos ágeis que tornem a proximidade e a reciprocidade cada vez mais uma realidade.

É fácil investir em Portugal?

Sim, é muito fácil. Portugal tem trabalho feito na desburocratização, conseguimos criar empresas na hora, até com procuração. É fácil criar conta bancária e o sistema fiscal é bem mais simples.

Como está o mercado imobiliário em Portugal? E que oportunidades de investimento estão mais em voga?

O mercado imobiliário tem grande procura por duas razões: com a crise anterior, o mercado esteve parado e há, neste momento, ainda, um déficit de entrega de apartamentos para a procura. Ao mesmo tempo, as taxas de juro aos empréstimos a habitação são muito baixos. Por outro lado, e isto vem incrementar ainda mais o mercado de construção e de turismo, há uma enorme procura internacional para investir e residir atendendo à qualidade de vida e baixo custo do país. Hoje, o imobiliário traz novos destinos, as quintas no Douro, os projetos turísticos diferenciados. Portugal tem, neste momento, uma grande procura também no mercado comercial de renda garantida.

E que novidades traz sobre o mercado do turismo em Portugal? Que experiências novas tem nesse sentido?

Trazemos, através da Portugal Thematic Tours, experiências diferenciadas de turismo, a quem quer ver e sentir e experienciar o país mais a fundo, e fora dos roteiros comerciais.

O que é a Portugal Thematic Tours?

A Portugal Thematic Tours é uma operadora de turismo que quer trazer uma nova abordagem ao mercado, criando roteiros temáticos, em que permite às pessoas conhecer e experienciar realidades que lhe passariam ao lado e que, assim, se vão permitir sentir Portugal como um local.

Como acontece o turismo de experiência?

Em primeiro lugar, criamos roteiros temáticos. Vamos mais a fundo em termos de passeio, permitindo um conhecimento mais profundo:

Monumentos – Circuito das Artes, começando na escola das Belas Artes para sentirem o ambiente artístico, passando pelo Museu Soares dos Reis e terminando na Fundação de Serralves e suas exposições e jardins.

Temos ainda um roteiro que permite a toda a família viver um dia de futebol com visita ao museu e um jogo do FC Porto no Estádio do Dragão.

Em Braga, vamos levar as pessoas pelos sentidos, realizando também um roteiro diferente.

Por último, não esquecendo o Photo Walk, que vai permitir às pessoas caminharem pelos caminhos surpreendentes do Porto, além de participarem num workshop de fotografia.

O Turismo de experiência é isto mesmo, turismo em que as pessoas são atores, vivem e fazem acontecer, sentindo as cidades, os seus pontos de interesse como um aprendizado feito de interação.

Fale um pouco sobre a Portugal 360 Agora e o que ela pode fazer no cenário entre Brasil e Portugal?

Esta pergunta é muito interessante, porque ela toca num grande objetivo nosso: ser uma bolsa de projetos, ideias e de oportunidades entre dois países que se entrecruzam e se influenciam diariamente. Pretendemos atender a quem tenha este interesse de viver neste país da lusofonia.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo