Cabo Verde | Portugal

Cabo Verde: Líder do PAICV felicita primeiro-ministro português pela vitória nas legislativas

© Janira Hopffer Almada - Presidente do PAICV

A líder do PAICV e vice-presidente da Internacional Socialista, Janira Hopffer Almada, felicitou o secretário-geral do PS, António Costa, pela vitória nas eleições legislativas, realizadas em Portugal no domingo, 06 de outubro. O partido do primeiro-ministro português obteve 36,65% de votos. 

“Regozijamo-nos com a expressiva vitória do PS, partido com o qual temos uma longa tradição de amizade e de solidariedade, para além de, juntamente com o PAICV, ser membro ativo da Família da Internacional Socialista, que, assim, vê reconhecidos, nas urnas, os princípios e valores da democracia e do desenvolvimento sustentável que sempre defendeu”, pode ler-se no comunicado do partido cabo-verdiano. 

A dirigente afirmou igualmente que o PAICV seguiu com “grande expectativa” o processo eleitoral das legislativas em Portugal. “A vitória do PS augura, certamente, a continuidade de uma cooperação construtiva e frutuosa com o PAICV e, naturalmente, com Cabo Verde, países que desenvolvem relações diplomáticas exemplares”, refere o documento. 

Também o ex-primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, felicitou o PS pela “brilhante vitória” nas legislativas. Através da sua página oficial no Facebook destacou o facto de os partidos de centro esquerda e de esquerda somarem um total de 53,87% dos votos e 138 deputados, em 230. 

Recorde-se que PS venceu as eleições sem maioria absoluta, tendo António Costa admitido governar com acordos pontuais, procurando a estabilidade “dia-a-dia”, caso não consiga repetir um entendimento com os parceiros de esquerda.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo