Cônsul-geral de Portugal em Genebra garante que a comunidade portuguesa local tem um “bom nível de integração”

Bruno Paes Moreira é desde 2018 cônsul-geral de Portugal em Genebra e afirmou, recentemente, que a comunidade portuguesa na Suíça conta com “um bom nível de integração, por norma localmente apreciada e respeitada, tanto pela população em geral como pelas autoridades suíças”.

Este diplomata garante que os portugueses são uma “comunidade apreciada na Suíça. É o juízo que faço baseado no quanto me é transmitido pelos meus interlocutores suíços, assim como pelos meus compatriotas aqui residentes. E é também a perceção que resulta da minha observação direta, assente numa vivência de já perto de dois anos e meio neste país”, disse Bruno Moreira, que avaliou que a vida em Genebra “é muito aprazível.”

Sublinha ainda que Genebra “é uma cidade bonita, de dimensão humana e elevada qualidade de vida, embora bastante cara. Não há bela sem senão. E é naturalmente para mim motivo de orgulho residir e ser Cônsul-Geral numa cidade e numa área de jurisdição onde a comunidade portuguesa ocupa um lugar de destaque”.

Este responsável refere que, “na área consular de Genebra, que engloba os cantões de Genebra, Vaud e Valais, por sinal três cantões onde os portugueses são a primeira comunidade estrangeira, a população portuguesa residente supera as 120 mil pessoas. Este número, que decorre dos dados estatísticos suíços disponíveis sobre a matéria, não reflete, porém, o universo total de portugueses que efetivamente vive nos três cantões, na medida em que, como é natural, não incorpora os muitos portugueses cumulativamente detentores de nacionalidade suíça, em número crescente nos últimos anos”.

“É um belo país, onde eu e a minha família temos sido bem acolhidos e onde gostamos de viver”, finalizou Bruno Moreira.

Ígor Lopes

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Angola: Tribunal Constitucional extingue APN e líder recorre

Angola: Tribunal Constitucional extingue APN e líder recorre

O Tribunal Constitucional de Angola extinguiu o partido político Aliança Patriótica Nacional (APN), através de uma carta de solicitação da…
Moçambique: MDM garante que "jamais fará oposição à oposição"

Moçambique: MDM garante que "jamais fará oposição à oposição"

O MDM declarou em conferência de imprensa que está aberto à ideia de fazer uma coligação com os restantes partidos…
Moçambique: Professor e agente da FADM detidos por envolvimento no tráfico de drogas

Moçambique: Professor e agente da FADM detidos por envolvimento no tráfico de drogas

A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve na última semana duas pessoas, Distrito de Namacurra, na província da Zambézia,…
Brasil: atentado a escolas deixa quatro mortos e 13 feridos

Brasil: atentado a escolas deixa quatro mortos e 13 feridos

O estado do Espírito Santo, no Brasil, viu duas das suas escolas serem alvo de atentados, no último dia 25…