Eleições Legislativas em Portugal: Círculo Fora da Europa – Maria Kurtenbach (CDU)

bty

A professora Dulce Maria Kurtenbach é o nome que encabeça a lista de candidatos, pelo círculo de Fora da Europa, da Coligação Democrática Unitária (CDU), que integra o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV). Em entrevista à e-Global, esta responsável, que é também Membro da Organização da Emigração do PCP, defendeu que não existem “portugueses de primeira ou de segunda” e que é preciso acabar com a “alternância de poder em Portugal” entre três partidos. Como propostas de campanha, Maria Kurtenbach disse ser necessário priorizar a melhoria das condições de vida dos portugueses, apostar mais no ensino da cultura e da língua portuguesas e trabalhar para fazer com que o governo Central ajude as associações de emigrantes nos países de acolhimento.

Como avalia a comunidade portuguesa espalhada pelo mundo?

No que se refere à comunidade portuguesa no mundo, penso que espalhados ou não pelo mundo, somos todos portugueses e, como tal, usufruímos todos dos mesmos direitos e deveres. Não há portugueses de primeira ou de segunda. Somos todos iguais. A grande maioria dos portugueses a viver fora de Portugal tomou essa decisão devido à falta de condições que lhes permitissem viver uma vida com dignidade no seu País. Foram em busca de uma vida melhor. E, tristemente, isso mostra-nos que a situação que se vive em Portugal não é, de todo, satisfatória. O desemprego, os altos custos com a habitação, a saúde e a educação fazem com que jovens adultos abandonem o seu País de nascença em busca de uma vida melhor. Voltarão um dia? Esta é a pergunta que deixo aqui. Será que esta alternância de poder que vivemos há décadas entre PS, PSD e CDS mudou alguma coisa? Porque será que continuamos a ver os filhos de Portugal a partirem? É uma questão de pensarmos: será que não há melhor?

Que ações e projetos pretende executar se for eleita?

Identifico-me com a CDU e sou parte integrante deste coletivo porque a considero a única alternativa a décadas de desgovernos que, além de se alternarem, nada têm feito senão piorar a vida dos portugueses. O projeto da CDU tem sempre tido como base prioritária a melhoria das condições de vida dos portugueses. Defendemos, assim, que, em relação ao povo português, onde quer que se encontre, é preciso uma maior aproximação do governo com as populações. Se parte da população está longe do País, não deixa, por isso, de ser portuguesa. As comunidades portuguesas no estrangeiro precisam de sentir a efetiva preocupação do governo central com as suas vidas. Precisam de sentir que não foram abandonados.

A qualidade dos serviços consulares, a proximidade da comunidade com o governo central em Portugal, a possibilidade de ajudar nas escolhas para o futuro do País e o apoio a caso sociais específicos são algumas das preocupações dos membros da comunidade portuguesa fora da Europa. Como espera superar esses desafios se tiver a oportunidade de ocupar um lugar na Assembleia da República?

Para a CDU, é de extrema importância o ensino da cultura e da língua portuguesa. Que esse ensino seja grátis e, por isso, abolida a propina. Também os manuais escolares devem ser distribuídos gratuitamente. Foi com a proposta do Partido Comunista Português (PCP) que essa vitória foi alcançada na Assembleia da República. Essa vitória deverá ser extensiva a todos os portugueses dentro ou fora do País. É da mais alta importância que os adultos emigrados mantenham contacto permanente com a sua cultura e língua de origem e que os seus filhos cresçam mantendo a sua identidade portuguesa. Por isso, a divulgação da cultura e língua portuguesas é um dos nossos objetivos. Para que isto possa ser possível, é preciso que o governo Central siga de perto e ajude financeiramente, e com meios humanos, as associações de emigrantes nos países de acolhimento. Pensamos que é urgente reforçar, alargar e modernizar os consulados existentes. É preciso reforçar e aumentar o número de funcionários nas embaixadas e consulados portugueses existentes no mundo. É necessário que funcionários conhecedores das leis, como, por exemplo, da Segurança Social e Aposentações, sejam destacados para os consulados. Os emigrantes precisam de informações e respostas rápidas às suas necessidades. Horas perdidas nos consulados e dinheiro perdido em deslocações intermináveis têm de acabar.

Que mensagem deixa para os eleitores?

Se eu, como cabeça de lista da CDU pelo Círculo de Fora da Europa, for eleita no dia 6 de outubro de 2019 tudo farei para que as propostas da CDU sejam conhecidas, ouvidas e cumpridas. A todos quantos se encontram fora de Portugal, e que desejam naturalmente voltar ao seu País de origem, deixo aqui o meu pedido. Votem na CDU! A CDU e a única força política que verdadeiramente luta pela melhoria de vida dos portugueses onde quer que se encontrem. É preciso que todos compreendam que a CDU, embora sem deputados eleitos pela emigração na Assembleia da República, sempre insistiu na defesa dos emigrantes, apresentando propostas e lutando pela defesa da dignidade de quem tem de sair do País para conseguir sobreviver. Se votarem CDU terão a vossa voz no Parlamento. E as vossas necessidades serão do conhecimento de todos e, consequentemente, terão mais fácil resolução. Votem na CDU no dia 6 de outubro.

Quem é Dulce Maria Kurtenbach?

Dulce Maria Kurtenbach é portuguesa emigrada durante 18 anos na China, membro do Partido Comunista Português (PCP), casada, mãe de quatro filhos e professora de Inglês. É residente em Portugal desde há um ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: MPLA pede a empresários da África Austral para investirem no país

Angola: MPLA pede a empresários da África Austral para investirem no país

O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, partilhou que o partido continua a desenvolver infraestruturas sociais para atender as preocupações do…
Moçambique: 300 bicicletas entregues a alunas da Escola Secundária de Mecufi

Moçambique: 300 bicicletas entregues a alunas da Escola Secundária de Mecufi

Numa cerimónia bastante concorrida e repleta de alegria, 300 alunas da Escola Secundária de Mecufi, em Cabo Delgado, beneficiaram, no…
Timor-Leste apoiado pelos EUA em segurança alimentar com USD 15 milhões

Timor-Leste apoiado pelos EUA em segurança alimentar com USD 15 milhões

O Governo timorense e os Estados Unidos da América (EUA) lançaram um projeto com o objetivo de promover o sistema…
Macau: Grupo de empresário procura estabelecer parcerias na região

Macau: Grupo de empresário procura estabelecer parcerias na região

Uma comitiva composta por dez empresários portugueses e um brasileiro, iniciou, esta semana uma visita comercial a Hong Kong, Macau,…