Ferro Rodrigues diz que Portugal vai continuar a apoiar desenvolvimento de Timor-Leste

O presidente da Assembleia da República de Portugal, Eduardo Ferro Rodrigues, afirmou esta quinta-feira, 29 de agosto, que o país que representa vai manter o seu apoio em relação ao desenvolvimento de Timor-Leste, principalmente nos setores da educação e formação, consolidando a amizade entre os dois países e povos.

“Penso que hoje em dia estão reunidas as condições para que haja um desenvolvimento ainda maior do Estado democrático, um investimento forte na educação, na formação e na cultura e (…) condições para que arranque o desenvolvimento sócio económico inclusivo”, declarou à imprensa, na chegada a Díli, capital timorense.

“São realmente as três áreas em que Portugal tem tido e vai continuar a ter uma participação, depois do acordo que foi assinado há uns meses entre os dois Governos”, acrescentou.

Recorde-se que o político representa o Estado português nas comemorações oficiais dos 20 anos do referendo em que os timorenses votaram a favor da independência do país. “É para mim, como presidente do parlamento português, uma grande emoção, uma grande honra estar aqui presente nestas comemorações, nesta evocação dos 20 anos do referendo que tanto marcou esta nação”, partilhou.

“Estas comemorações marcam também uma evocação da grande amizade que une os dois povos e os dois Estados”, realçou.

O governante foi recebido no Aeroporto Nicolau Lobato pelo ministro timorense de Estado na Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira, e vai participar nas principais atividades e eventos previstos no programa oficial das comemorações, incluindo um jantar oferecido hoje pelo Presidente de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, no Palácio da Presidência.

Ferro Rodrigues disse trazer uma mensagem do Chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, sendo esta de que “a amizade entre os dois países se tem traduzido ao longo dos anos, não apenas por palavras, mas por actos”, e a esperança de que “continue e seja cada vez mais forte”.

Na sexta-feira discursará na sessão solene alusiva aos 20 anos do referendo, que decorrerá no Parlamento Nacional, e receberá o Colar da Ordem de Timor-Leste, entregue por Lu-Olo, durante essas cerimónias oficiais, no recinto de Tasi Tolo, na zona oeste da capital timorense.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Rússia considera ilegais novas sanções dos EUA e Reino Unido

Rússia considera ilegais novas sanções dos EUA e Reino Unido

O Kremlin considera “completamente ilegais” as novas sanções impostas pelos Estados Unidos da América (EUA) e pelo Reino Unido à…
Angola: UNITA diz que manifestações de rua vão regressar

Angola: UNITA diz que manifestações de rua vão regressar

O deputado Nelito Ekuikui, líder da JURA (braço juvenil da UNITA), considera que o  partido deve liderar novas manifestações de…
Moçambique: José Manteigas diz que Venâncio Mondlane não foi excluído do conselho nacional da Renamo

Moçambique: José Manteigas diz que Venâncio Mondlane não foi excluído do conselho nacional da Renamo

O porta-voz da Renamo, José Manteigas, esclareceu, este domingo, que o deputado Venâncio Mondlane não foi afastado do partido, apenas…
Moçambique: Momade chama "Judas" a Mondlane

Moçambique: Momade chama "Judas" a Mondlane

O líder da Renamo, Ossufo Momade, afirmou que foi um “membro Judas” que se queixou aos tribunais e à comunicação…