Guiné-Bissau | Portugal

Guiné-Bissau: Umaro Sissoco Embaló em visita oficial a Portugal

O presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, está em vista oficial a Portugal, tendo agendado um encontro como o seu homólogo Marcelo Rebelo de Sousa, bem como com o primeiro-ministro português António Costa, que Sissoco Embaló sempre qualificou de “grandes amigos”.

A visita de três dias prevê, segundo a agenda oficial, uma reunião esta quinta-feira com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, seguido de um almoço no Palácio de Belém.

No início da tarde, Umaro Sissoco Embaló segue para a Assembleia da República onde será recebido pelo presidente da Assembleia Ferro Rodrigues. No final da tarde o Chefe de Estado guineense tem um encontro com o primeiro-ministro português António Costa em São Bento.

Na sexta-feira, 09 de Outubro, Umaro Sissoco Embaló irá participar numa mesa-redonda com empresários portugueses, no Ministério dos Negócios Estrangeiros. A agenda do presidente guineense prevê também uma deslocação à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Lisboa.

Umaro Sissoco Embaló, que frequentemente foi apontado de privilegiar o espaço francófono em detrimento das relações com os países da lusofonia, sempre insistiu que a sua prioridade estratégica está “naturalmente focalizada” na lusofonia e particularmente em Portugal e considera o presidente português e o chefe do Governo, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, como “amigos pessoais” com quem está “frequentemente em contacto”.

A comitiva de Umaro Sissoco Embaló é composta pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa; pelo conselheiro especial do presidente, Marciano Barbeiro; o seu director de Gabinete, Califa Soares assim como pelo embaixador da Guiné-Bissau em Lisboa, Helder Vaz Lopes.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo