Guiné Equatorial: Pena de morte deverá ser abolida em breve

Simeón Angüé, ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) e da Cooperação da Guiné Equatorial, declarou hoje, em Lisboa, que está em curso a abolição da pena de morte no seu país, condição imposta pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a adesão da Guiné em julho de 2014.  

O MNE da Guiné Equatorial, que se encontra em visita oficial a Portugal desde ontem, disse que: “Quero aqui reafirmar que há um processo para abolir a pena de morte na Guiné Equatorial. Estamos a realizar esse processo, fizemos uma moratória, e desde então ninguém foi executado”. Acrescentando que: “Em breve vamos chegar a uma conclusão sobre o tema da pena de morte. A Guiné Equatorial está a receber apoio técnico para que possamos chegar a um bom entendimento e que a pena de morte se possa abolir completamente”.  

No que diz respeito à introdução da língua portuguesa na Guiné Equatorial, outra condição para a entrada na CPLP, o MNE afirmou que o seu país já está a desenvolver “um programa intenso de actividades educativas”, tendo a língua portuguesa sido introduzida no ensino primário, secundário e universidades. 

Na sua primeira visita oficial a Portugal, o representante do executivo liderado por Teodoro Obiang, referiu que: “A Guiné Equatorial atribui uma importância capital às relações de cooperação com a república irmã de Portugal e estamos dispostos a colaborar nas relações de cooperação. Queremos reafirmar e também aprofundar, diversificar a cooperação nas áreas de interesse comum para benefício recíproco”, apostando na “diversificação da economia para ter mais fonte de receitas, além do setor de hidrocarbonetos”.  

Simeón Angüé sublinhou o turismo e as pescas como domínios em que Portugal tem “potencial e experiência que pode partilhar com a Guiné Equatorial”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…