No último dia da sua presença em Portugal no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco agradeceu ao cardeal Manuel Clemente, um clérigo que se empenhou na realização do evento em Lisboa; à cidade de Lisboa, “que ficará na memória dos jovens como ‘casa da fraternidade’ e ‘cidade de sonhos’”, ao cardeal Kevin Farrell e a todos os que preparam a Jornada.
Num agradecimento extensivo, o líder da Igreja, congratulou ainda os cerca de 25 mil voluntários, portugueses e estrangeiros. E, por fim, aos santos patronos do evento, com João Paulo II em destaque, já que o Papa polaco foi o responsável pela ideia de congregar os jovens com regularidade.
“E obrigado a todos vós, queridos jovens! Deus vê inteiramente o bem que sois. Só Ele conhece o que semeou nos vossos corações. Por favor, guardai-o com cuidado. Quero dizer-vos: recordai, fixai na mente os momentos mais belos. Depois quando vier algum inevitável momento de cansaço e desanimo e, quem sabe, a tentação de parar no caminho ou de vos fechar em vós mesmos, reavivai as experiências e a graça destes dias”, exortou o Papa a todos os peregrinos presentes no Campo da Graça, junto ao Tejo.