(c) Site oficial JMJ

JMJ: Vigília Papal reúne 1,5 milhões de pessoas no Campo da Graça

No penúltimo dia da Jornada Mundial da Juventude, a Vigília, que contou a presença do Papa Francisco, reuniu cerca de 1,5 milhões de peregrinos de todo o mundo que lotou o Campo da Graça, junto ao Tejo.

Um dos momentos mais emocionantes do evento que junta em Lisboa jovens de todo o mundo foi marcado pelas palavras do Papa Francisco que disse que “o único momento em que é lícito olhar alguém de cima para baixo é quando estamos a ajudar alguém a levantar-se.” A mensagem de inclusão e apelo à solidariedade foi dirigida à maior multidão da Jornada.

No seu discurso, o Sumo Pontífice salientou que a alegria é “missionária”, e lembrou o episódio bíblico em que Maria teve de viajar para chegar a casa de Isabel, pedindo aos jovens que sigam o exemplo de Maria e espalhem alegria. E que olhem para os “pais e avós, padres e freiras, catequistas, animadores, professores” como as “raízes da alegria”.

O Papa Francisco disse que “mais importante do que não cair é levantar-se quando se cai. Quem não se levanta, é porque já se reformou”. E por isso pediu aos jovens para que não julguem os outros. “O único momento em que é lícito olhar uma pessoa de alto para baixo é para a ajudar a levantar-se”, acrescentou. Por último afirmou que “não há nenhum curso que ensine a caminhar na vida. Isso aprende-se.”

A Vigília contou presença do coro e orquestra da Jornada Mundial da Juventude 2023, composto por 210 cantores e 100 músicos de todas as dioceses de Portugal, dirigidos pela maestrina Joana Carneiro. Integram também o coro Mãos, composto por 6 pessoas surdas dirigidas pelo maestro Sérgio Peixoto com o apoio da intérprete Sofia Figueiredo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Frelimo promete melhorar transportes em Inhambane

Moçambique: Frelimo promete melhorar transportes em Inhambane

O cabeça-de-lista da Frelimo, Benedito Guimino, escolheu a praça de autocarros na cidade de Inhambane para dialogar com os transportadores…
Moçambique: Renamo quer Polícia Municipal em patrulha conjunta com PRM

Moçambique: Renamo quer Polícia Municipal em patrulha conjunta com PRM

Um representante da Renamo, António Muchanga, iniciou nesta quinta-feira, 28 de setembro, o terceiro dia de campanha eleitoral no interior…
Agência Internacional de Energia alerta para antecipação de prazos para emissões zero de carbono

Agência Internacional de Energia alerta para antecipação de prazos para emissões zero de carbono

Agência Internacional de Energia, através de um novo relatório para as emissões zero de carbono, deixou um alerta para o…
Moçambique: MDM promete terminal de transporte no T3

Moçambique: MDM promete terminal de transporte no T3

O cabeça-de-lista do MDM, Augusto Pelembe, marcou presença no bairro T3 esta quinta-feira, 28 de setembro, no âmbito da campanha…