A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito ambulâncias e três camiões com material médico e de segurança doado por corporações de todo o país.
O objetivo é apoiar os colegas bombeiros em guerra, tratando-se esta de uma iniciativa que originou a campanha “Um capacete para a Ucrânia”. Os bombeiros contaram com a ajuda de empresas privadas, que emprestaram à Liga um camião porta-carros e as três galeras que serão acopladas aos semirreboques de diferentes corporações para transportarem o material de menor porte.
Segundo disse à “Lusa” o vice-presidente do conselho fiscal da Liga dos Bombeiros Portugueses e comandante dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, Víctor Machado, “duas ambulâncias já estão em viagem, mas agora vamos mandar mais oito, além de capacetes, casacos, equipamentos de proteção individual para intervenção em catástrofes e material pré-hospitalar para socorro no imediato, como ligaduras, soros, medicamentos, etc.”.
A mesma fonte partilhou também que todo o material com destino à Polónia, na fronteira com a Ucrânia, será “oferecido pelas próprias corporações de bombeiros”. No caso das ambulâncias, por exemplo, “disponibilizaram as que tinham em excesso nos seus quartéis e que, ao fim de algum tempo, acabariam por ser destruídas”.