Ministros da Defesa do “Quarteto do Sul” reforçam confiança na NATO
O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, a Ministra da Defesa de Espanha Maria Cospedal, o Ministro da Defesa francês Jean-Yves le Drian e a Ministra da Defesa italiana Roberta Pinotti, estiveram reunidos no Porto, no 3º encontro do designado “Quarteto do Sul”.
Os Ministros subscreveram uma carta, a ser enviada a Jens Stoltenberg, Secretário-Geral da NATO e aos restantes membros da aliança. Nesse documento está expressa a posição dos quatro países relativamente aos desafios do designado “flanco sul”, onde reafirmam a NATO como sendo “o pilar da segurança transatlântica”.
Neste encontro, os Ministros da Defesa destacaram o papel da NATO na comunidade internacional, o conhecimento único da União Europeia em termos militares, bem como o papel da ONU nas missões de paz.
O debate focou-se sobretudo na eficiência da resposta da Aliança Atlântica às ameaças emergentes a Sul. Tendo em conta a natureza multidimensional dos conflitos provenientes do Sul, os ministros concordaram que a NATO deve aumentar a sua resposta a nível político e estratégico e melhorar as sinergias entre os diferentes intervenientes e as organizações internacionais e regionais, nomeadamente as Nações Unidas, a União Europeia e a União Africana.
O 3ª encontro do “Quarteto do Sul” decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto.
A Cimeira de Ministros da Defesa da NATO está marcada para 15 e 16 de fevereiro, em Bruxelas.