Brasil | Cultura | Portugal

Museu Afro Brasil acolhe exposição de arte portuguesa

A partir de quinta-feira, 8 de setembro, o Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, recebe a exposição internacional Portugal Portugueses – Arte Contemporânea. A mostra reúne trabalhos de alguns dos principais artistas portugueses da atualidade.

Objetivo da exposição é aproximar artistas portugueses do universo cultural brasileiro, como parte de uma trilogia desenvolvida pelo Museu Afro Brasil, redesenhando as influências interculturais de Portugal, África e Brasil.

Entre as 270 obras expostas no museu – entre pinturas, esculturas, fotografias e instalações – está Coração Independente Vermelho, instalação de Joana Vasconcelos, com a forma de um enorme coração de Viana, peça da filigrana portuguesa, associada à cidade de Viana do Castelo. Destacam-se ainda as obras de Helena Almeida e Maria Helena Vieira da Silva e a instalação Plataforma, de Miguel Palma. Na mesma mostra será apresentada uma Homenagem a Rafael Bordalo Pinheiro, Africanos Portugueses e Brasileiros Portugueses.

Na fotografia, participam Fernando Lemos, 90 anos, que foi membro histórico do grupo surrealista de Lisboa na década de 1940, e Orlando Azevedo, ambos radicados no Brasil. O fotógrafo Manuel Correia contribui com a série Reis, parte de um projeto fotográfico sobre o poder tradicional em Angola.

Entre os pintores, um dos destaques é o artista descendente de portugueses Michael de Brito, que retrata o quotidiano português nas telas Woman with Chorizos e At the table. Também reforça o painel de pintores Gonçalo Pena, com três pinturas a óleo de grandes dimensões. Na escultura, o artista José Pedro Croft integra a mostra com duas obras em aço, vidro e espelhos, que interagem umas com as outras formando uma só peça, além de dois desenhos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo