Museu Afro Brasil acolhe exposição de arte portuguesa

A partir de quinta-feira, 8 de setembro, o Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, recebe a exposição internacional Portugal Portugueses – Arte Contemporânea. A mostra reúne trabalhos de alguns dos principais artistas portugueses da atualidade.

Objetivo da exposição é aproximar artistas portugueses do universo cultural brasileiro, como parte de uma trilogia desenvolvida pelo Museu Afro Brasil, redesenhando as influências interculturais de Portugal, África e Brasil.

Entre as 270 obras expostas no museu – entre pinturas, esculturas, fotografias e instalações – está Coração Independente Vermelho, instalação de Joana Vasconcelos, com a forma de um enorme coração de Viana, peça da filigrana portuguesa, associada à cidade de Viana do Castelo. Destacam-se ainda as obras de Helena Almeida e Maria Helena Vieira da Silva e a instalação Plataforma, de Miguel Palma. Na mesma mostra será apresentada uma Homenagem a Rafael Bordalo Pinheiro, Africanos Portugueses e Brasileiros Portugueses.

Na fotografia, participam Fernando Lemos, 90 anos, que foi membro histórico do grupo surrealista de Lisboa na década de 1940, e Orlando Azevedo, ambos radicados no Brasil. O fotógrafo Manuel Correia contribui com a série Reis, parte de um projeto fotográfico sobre o poder tradicional em Angola.

Entre os pintores, um dos destaques é o artista descendente de portugueses Michael de Brito, que retrata o quotidiano português nas telas Woman with Chorizos e At the table. Também reforça o painel de pintores Gonçalo Pena, com três pinturas a óleo de grandes dimensões. Na escultura, o artista José Pedro Croft integra a mostra com duas obras em aço, vidro e espelhos, que interagem umas com as outras formando uma só peça, além de dois desenhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Cabo Verde: PAICV acusa Governo pela "erosão" da liberdade de imprensa

Cabo Verde: PAICV acusa Governo pela "erosão" da liberdade de imprensa

A deputada do PAICV, Carla Lima, observou que a “erosão” da liberdade de imprensa em Cabo Verde “é um facto indesmentível”. Segundo a…
Guiné Equatorial: Vice-Presidente preocupado com desemprego juvenil

Guiné Equatorial: Vice-Presidente preocupado com desemprego juvenil

O Vice-Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, partilhou a sua preocupação relativamente ao desemprego juvenil no país. Tendo em conta esta situação, falou…
Revista de Imprensa Lusófona de 16 de junho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 16 de junho de 2021

Em Portugal o “Público” noticia que o “PS lança novo portal que permite pagamento de quotas e adesões online”. De acordo com o…
As primeiras memórias podem começar aos dois anos e meio

As primeiras memórias podem começar aos dois anos e meio

Em média, as primeiras memórias que as pessoas podem recordar remontam a quando tinham apenas dois anos e meio de…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin