PALOP com taxas de vacinação acima da média africana

O diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), Filomeno Fortes, declarou à imprensa que as doações de vacinas contra a Covid-19, levadas a cabo por Portugal, têm sido uma contribuição de peso para uma alta taxa de vacinação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). 

“Neste momento, e se olharmos para a média a nível da África, os nossos países estão acima da média (…) e aqui temos de realçar que Portugal teve alguma responsabilidade nestes dados, porque Portugal doou vacinas aos PALOP e isso tem estado a ajudar alguns países a melhorarem as suas coberturas”, disse. 

Ao todo, o país já doou sete milhões de vacinas. Isto faz com que as taxas de vacinação nos PALOP sejam superiores à média dos outros países do continente africano. 

Recorde-se que fazem parte dos PALOP os países Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial. 

O diretor do IHMT lembrou que África tem, atualmente, uma cobertura vacinal correspondente a cerca de 11%. Cabo Verde é o país mais avançado, com 52% da população já vacinada, seguindo-se Moçambique com 30%, Angola quase nos 16%, São Tomé e Príncipe com quase um terço dos habitantes vacinados, e Guiné-Bissau com 15%.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Os deputados do PAICV eleitos por Santo Antão alertaram nesta quinta-feira, 05 de janeiro, para a situação de abandono da…
Mães e crias em migrações pouco pacíficas

Mães e crias em migrações pouco pacíficas

Uma mãe e a sua cria nadam, lado a lado, ao longo da costa numa zona de águas baixas. Depois…
Angola: FNLA fala de planos para 2023

Angola: FNLA fala de planos para 2023

O líder da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Nimi a Nsimbi, comentou as atividades relevantes para este ano de…
Moçambique: PRM dá nota positiva ao balanço da quadra festiva

Moçambique: PRM dá nota positiva ao balanço da quadra festiva

Decorreu ontem, 05 de janeiro, em Maputo, a reunião de balanço da quadra festiva, à qual os representantes da Polícia…