O secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz, avançou que o país vai colaborar com o Governo timorense e organizações da sociedade civil para identificar e ajudar a resolver travões no investimento de empresas portuguesas em Timor-Leste.
“Timor tem oportunidades próprias e tem oportunidades na região e se se conseguirmos ir limando as dificuldades, criarmos as melhores condições possíveis, genericamente para o investimento estrangeiro e a melhor forma das empresas portuguesas contribuírem para os objetivos de desenvolvimento de Timor, temos uma grande oportunidade de criar um movimento de investimento português”, declarou o representante português à “Lusa”, no final da visita a Díli.
“Reforçando o papel das organizações económicas da sociedade civil, as empresas passam a ter um parceiro com quem também podem trabalhar, inclusive para identificar outras oportunidades e ter aqui uma estrutura que pode acolher e ajudar ao acolhimento”, acrescentou.
O objetivo, esclareceu, é que Portugal colabore com Timor-Leste “para poder identificar travões que têm impedido mais investimento estrangeiro” no país e transmitir o “feedback das empresas portuguesas sobre as dificuldades quando querem investir em Timor”.
A visita do secretário de Estado inclui ainda deslocações a Jacarta e a Singapura, marcadas por encontros bilaterais e com empresários locais para fortalecer os laços económicos entre os países.