Portugal apoia Timor-Leste a desbloquear investimento estrangeiro

O secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz, avançou que o país vai colaborar com o Governo timorense e organizações da sociedade civil para identificar e ajudar a resolver travões no investimento de empresas portuguesas em Timor-Leste.

“Timor tem oportunidades próprias e tem oportunidades na região e se se conseguirmos ir limando as dificuldades, criarmos as melhores condições possíveis, genericamente para o investimento estrangeiro e a melhor forma das empresas portuguesas contribuírem para os objetivos de desenvolvimento de Timor, temos uma grande oportunidade de criar um movimento de investimento português”, declarou o representante português à “Lusa”, no final da visita a Díli.

“Reforçando o papel das organizações económicas da sociedade civil, as empresas passam a ter um parceiro com quem também podem trabalhar, inclusive para identificar outras oportunidades e ter aqui uma estrutura que pode acolher e ajudar ao acolhimento”, acrescentou.

O objetivo, esclareceu, é que Portugal colabore com Timor-Leste “para poder identificar travões que têm impedido mais investimento estrangeiro” no país e transmitir o “feedback das empresas portuguesas sobre as dificuldades quando querem investir em Timor”.

A visita do secretário de Estado inclui ainda deslocações a Jacarta e a Singapura, marcadas por encontros bilaterais e com empresários locais para fortalecer os laços económicos entre os países.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Moçambique: Atraso de salários gera greve no município de Nacala

Mais de setecentos funcionários e agentes do Estado afetos ao Conselho autárquico de Nacala, na província de Nampula, encontram-se em…
Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

Cabo Verde: UCID comenta mensagem de Ano Novo do PR

O líder da UCID, João Santos Luís, comentou nesta terça-feira, 03 de janeiro, a mensagem de Ano Novo do Presidente…
Brasil: Lula assina primeiros decretos para o novo governo

Brasil: Lula assina primeiros decretos para o novo governo

No dia em que assumiu a presidência do Brasil pela terceira vez, Luiz Inácio Lula da Silva assinou vários decretos…
Moçambique: Arrancou a edição de 2023 do Recenseamento Militar

Moçambique: Arrancou a edição de 2023 do Recenseamento Militar

Arrancou ontem, 03 de janeiro, em Moçambique, o processo de Recenseamento Militar edição 2023, sob o lema: “Recenseamento Militar: Promovendo…