Portugal ajudou Timor-Leste no combate à Covid-19 através da disponibilização de cerca de um milhão de euros, injetados bilateralmente ou vindos de organizações multilaterais. A essa quantia foram somados apoios regionais e globais.
Os dados foram divulgados pelo embaixador de Portugal em Timor-Leste, José Pedro Machado Vieira, que falou sobre os referidos apoios monetários durante a reunião trimestral dos parceiros de desenvolvimento. Grande parte da agenda deste encontro foi marcada pela resposta à Covid-19.
“O Governo português está a analisar as modalidades em que Portugal poderá apoiar o processo de operacionalização da vacinação nos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa] e Timor-Leste”, informou ainda.
Portugal apoiou com 140 mil euros a Organização Mundial de Saúde, no âmbito do plano de preparativos e resposta à Covid-19, e com 50 mil euros o Fundo das Nações Unidas para a População, visando especialmente a saúde materno-infantil.
Lisboa contribuiu igualmente, com 150 mil euros destinados ao Programa Alimentar Mundial, para a manutenção de voos humanitários, e 75 mil euros para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, na sigla inglesa), para a compra de equipamento de proteção pessoal.