O Banco Comercial Português (BCP) interpôs uma ação contra a empresária angolana Isabel dos Santos e uma sociedade por si detida, a Santoro Financial Holding, no valor de mais de três milhões de euros.
A informação foi avançada pelo portal “Citius”, que indica que o processo deu entrada na quarta-feira, 07 de setembro, tendo sido distribuído no dia seguinte no Juízo Central Cível de Lisboa. O valor do mesmo corresponde a cerca de 3,297 milhões de euros.
O BCP e o Novo Banco já se tinham juntado em julho deste ano numa ação contra Isabel dos Santos e duas sociedades suas, a Santoro Financial Holding e a Finisantoro Holding Limited. Esse processo está a cargo do mesmo tribunal e tem um valor de 17,414 milhões de euros.
Também em julho de 2021, a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o BCP e o Novo Banco avançaram com um processo de 26,9 milhões de euros contra a empresária angolana, igualmente no Juízo Central Cível de Lisboa.
Esse último processo tem como arguidos Isabel dos Santos, a Kento Holding Limited, sediada em Malta, e a Unitel International Holdings BV, com sede nos Países Baixos, sendo as sociedades que participam na Zopt, a empresa que representa a parceria entre a empresária e a Sonae na NOS. As duas empresas detêm as participações indiretas de Isabel dos Santos na NOS, que estão arrestadas.
Ao todo, com estes três processos a banca tem ações em tribunal contra a empresária no valor de quase 50 milhões de euros.