O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, reconheceu nesta terça-feira, 31 de maio, a sua preocupação no que diz respeito às consequências do embargo ao petróleo russo para a economia portuguesa, ao ter sido questionado pelos jornalistas sobre o tema.
“Ainda hoje saíram os números da inflação em Portugal e, como se pode verificar, a inflação tem uma subida significativa, essencialmente fruto da enorme subida que o preço dos produtos energéticos tem no conjunto da nossa economia”, acrescentou.
“Toda a Europa está a pagar um preço elevado [pela guerra na Ucrânia], e nós temos a quinta inflação mais baixa da Europa, mas ainda assim elevadíssima para aquilo que tem sido o nosso histórico nacional, e sobretudo marcada pelo preço da energia”, concluiu o chefe do Governo.