Portugal: Costa fala sobre “situação económica muito dura” da Europa

O primeiro-ministro de Portugal participou numa reunião de líderes europeus realizada esta sexta-feira, 24 de junho. António Costa partilhou com a imprensa que a União Europeia (UE) reafirmou o seu esforço para enfrentar a “situação económica muito dura” da Europa. 

No encontro, acrescentou, foi então debatida a “situação económica muito dura que toda a Europa está a atravessar”. Esta foi “agravada pela guerra” entre a Ucrânia e a Rússia. 

“Foram reafirmadas as conclusões dos conselhos anteriores, no sentido de haver esforços para organizar um sistema de compras conjunto de energia e para facilitarmos os processos de transição energética e também para acelerarmos as condições de melhoria da nossa autonomia alimentar”, disse. 

Costa e os restantes dirigentes ouviram a Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, e o Presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, que fizeram “uma avaliação, não obstante a gravidade da situação económica, de uma situação robusta em que o euro hoje se encontra em comparação com o que ocorreu com as crises anteriores e que dispõe das instituições e dos mecanismos necessários para evitar os riscos de fragmentação do mercado”

O objetivo é que os países consigam focar-se nas famílias, nas empresas e nos esforços para que haja uma recuperação económica. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Moçambique: Autoridades preocupadas com aumento de agiotas

Moçambique: Autoridades preocupadas com aumento de agiotas

O Gabinete Provincial de Combate à Corrupção em Sofala está preocupado com o aumento de agiotagem ou de indivíduos que…
Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Alguns russos decidiram incendiar postos de recrutamento desde o início da mobilização parcial de reservistas decretada pelo Presidente do país, Vladimir…
Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin