O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Manuel Gonçalves, reuniram-se em Maputo nesta segunda-feira, 22 de novembro.
Segundo o jornal “O País”, no encontro foi assinado o “Programa Estratégico de Cooperação Moçambique – Portugal 2022-2026”, também designado por PEC 22-26. Trata-se de um documento que visa reforçar a cooperação bilateral para o próximo quinquénio e que está orçado em 80 milhões de euros, disponibilizados por Portugal.
O programa recai sobre as áreas de Educação e Cultura; Saúde; Assuntos Sociais e Trabalho; Justiça, Segurança e Defesa; Ambiente, Energia, Agricultura e Pescas; Finanças Públicas, Economia e Infraestruturas; Ação Humanitária e Resiliência.
O vice-ministro moçambicano declarou que a assinatura do instrumento jurídico em questão é uma prova evidente de que as relações entre os dois países testemunham uma trajetória de relacionamento diplomático e político sólido e consistente, rumo a uma cooperação económica profícua e a um intercâmbio cultural cada vez mais consolidado.
Este acordo foi rubricado no contexto da visita do representante português, Francisco André, a Moçambique. O secretário de Estado chegou na segunda-feira, dia 22, e regressa quinta-feira, dia 25.