A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portugal enviou mais de um milhar de armas para as polícias de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe.
Segundo o Ministério da Administração Interna português, este acto “insere-se na política de cooperação portuguesa na área da segurança interna com os países africanos lusófonos”, lê-se numa nota de imprensa.
O Governo português enviou mais de 900 pistolas Walther para a polícia são-tomense e 200 armas do mesmo modelo para a polícia cabo-verdiana.
Foram igualmente enviadas “dezenas de milhares de munições de calibre 7.65 milímetros para aquelas duas forças de segurança”.
“Com este processo de cedência de armamento, que decorre do programa de modernização do material das forças e serviços de segurança nacionais, a PSP contribui assim para o reforço das capacidades daquelas organizações lusófonas congéneres”, pode ainda ler-se no comunicado.