Portugal enviou força de reacção rápida para ajudar Moçambique

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português anunciou esta terça-feira 20 de Março o envio de militares para Moçambique e que uma força de reacção rápida de fuzileiros e exército já seguiu para o país, devastado pelo ciclone Idai.

A missão dos 35 militares portugueses, 25 fuzileiros e 10 do exército, que embarcaram em Figo Maduro num C-130 da Força Aérea com destino à cidade da Beira, têm como missão prioritária a “busca, salvamento e resgate de pessoas em perigo, aproveitando as vias fluviais”. O C-130 deverá chegar ao início da tarde de esta sexta-feira a Moçambique, após efectuar duas escalas técnicas no Gana e em São Tomé e Príncipe.

O ministro da Defesa João Gomes Cravinho confirmou também que um segundo C-130 foi disponibilizado para o transporte de material, pessoal da Protecção Civil e técnicos de medicina legal.

José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que se encontra em Moçambique, disse esta quarta-feira que “há ainda portugueses que não estão localizados: temos na embaixada 30 pedidos de localização”. José Luís Carneiro irá deslocar-se à cidade da Beira para constatar a dimensão dos estragos e avaliar que esforços poderá ainda mobilizar o Estado português.

Apesar de o Consulado geral de Portugal na Beira ter sido muito danificado com a passagem do ciclone, não dispondo nem de comunicações nem de electricidade, o Cônsul Geral de Portugal na Beira e a equipa do Consulado Geral encontram-se nas instalações consulares onde “poderão atender, em caso de necessidade, os cidadãos portugueses”, informou a embaixada de Portugal em Moçambique que também confirmou que Portugal irá enviar cinco membros da Direcção-Geral dos Assuntos Consulares, “para que se responda rapidamente a todas as solicitações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…