Portugal fortalece cooperação com Angola

Portugal e Angola assinaram um acordo de cooperação para a criação de condições de partilha de conhecimento e troca de experiências entre as provedorias de Justiça de ambos os países. As rubricas foram efetuadas nesta terça-feira, 12 de outubro, em Lisboa. 

No comunicado divulgado pela Provedoria de Justiça de Angola lê-se que a assinatura do protocolo representa “mais um passo para o estreitamento dos laços de cooperação”, sendo desejado “o reforço institucional para o bom cumprimento das respetivas missões”

O acordo prevê a partilha de boas práticas e estratégias interventivas, bem como a troca periódica de publicações, materiais informativos didáticos e estudos relacionados com as atuações do provedor de Justiça. Estima-se igualmente a permuta de programas e o intercâmbio de funcionários dos serviços competentes para o estudo das técnicas administrativas e procedimentos usados. 

São esperadas ações conjuntas com o desenvolvimento de programas de capacitação, publicação de matérias científicas de interesse comum, criação de meios facilitadores do acesso dos cidadãos residentes e na respetiva diáspora aos provedores de Justiça. 

O documento foi assinado pelas provedoras de Justiça Maria Lúcia Amaral, de Portugal, e Florbela Rocha Araújo, de Angola.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…
Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

O Parlamento moçambicano oficializou nesta semana o ensino via Internet no país. Assim, estudantes do ensino superior poderão passar a…
Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…