Portugal promete apoio a Timor-Leste no desenvolvimento da segurança social

O secretário de Estado da Segurança Social de Portugal, Gabriel Bastos, prometeu em Timor-Leste a manutenção do apoio a Díli na referida área. A promessa foi feita nesta sexta-feira, 24 de junho. 

Segundo o representante do Governo português, trata-se de um “investimento” essencial para Timor-Leste e para apoio às populações em momentos críticos, podendo aumentar as oportunidades de desenvolvimento. 

“Temos tido um empenho muito grande nesta vertente da cooperação, de capacitação institucional na área da segurança social, que nos parece absolutamente crítica”, disse à “Lusa” em Díli. 

“Timor-Leste deu passos recentes como a aprovação em 2016 do regime contributivo e com legislação complementar no quadro das prestações sociais, mas há novas oportunidades para ir mais além, tratar da questão do fundo de reserva, desenvolver lei de bases da segurança social em Timor-Leste, que garanta que a arquitetura do sistema é robusta. Este é um aspeto em que devemos continuar a trabalhar em conjunto”, acrescentou. 

Bastos encontra-se numa visita oficial que tem como objetivo fazer um ponto da situação do apoio dado até ao momento e de eventuais apoios complementares. “Timor precisa de criar instituições fortes nesta área, para que o desenvolvimento da sua missão possa ser sólido, robusto e coerente. E Portugal tem dado um destaque e uma prioridade, identificada pelo Governo timorense, como uma necessidade em que importava investir”, esclareceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cimeira do G7 analisa Ucrânia, alterações climáticas e crise alimentar

Cimeira do G7 analisa Ucrânia, alterações climáticas e crise alimentar

Os chefes de Estado e de Governo do G7 vão reunir-se para debaterem o conflito na Ucrânia, as alterações climáticas…
Revista de Imprensa Lusófona de 24 de junho de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 24 de junho de 2022

A “Carta de Moçambique” noticia “Cabo Delgado: Grupo armado ataca aldeia que acolhia centenas de recém deslocados de Ancuabe”. Segundo…
Europol identifica suspeitos de tráfico humano que fugiram da Ucrânia

Europol identifica suspeitos de tráfico humano que fugiram da Ucrânia

A Europol, agência europeia para a cooperação policial, informou nesta quinta-feira, 23 de junho, que identificou nove suspeitos de tráfico…
Cabo Verde: MpD elogia trabalho do Governo de Correia e Silva

Cabo Verde: MpD elogia trabalho do Governo de Correia e Silva

O líder da bancada parlamentar do MpD, João Gomes, realçou nesta quarta-feira, 22 de junho, a “inquestionável” ação dos governos…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin