Portugal recebe 200 repatriados vindos de Cabo Verde

No aeroporto internacional da Praia, localizado na ilha cabo-verdiana de Santiago, embarcaram cerca de 150 passageiros neste domingo, 03 de maio, sendo a maioria de nacionalidade portuguesa. Entretanto, a esse número juntaram-se outros 50, que entraram antes na ilha de São Vicente.

Ao todo, foram cerca de 200 os portugueses retidos em Cabo Verde desde o encerramento do arquipélago a voos internacionais, uma medida adotada para conter a pandemia da Covid-19, que acabaram por ser repatriados das ilhas de São Vicente e de Santiago num voo comercial da TAP.

Os números foram avançados pelo embaixador de Portugal no arquipélago africano, António Albuquerque Moniz, que esteve este domingo no aeroporto internacional da Praia. Em declarações à imprensa, o diplomata esclareceu que a seleção dos passageiros que viajaram neste voo, organizado com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, foi feita com base nos pedidos de repatriamento recebidos na secção consular portuguesa da Praia.

“As pessoas têm que pagar, embora o valor seja bastante razoável. Ainda agora estive a ver aqui um voo que vai ser organizado por outro país europeu e posso dizer que custa três vezes mais caro [do que o deste domingo]. No fundo, são as despesas de mandar cá o avião, as despesas relacionadas com a operacionalização do voo. 388 euros, foi esse o valor que nos foi dado pela TAP”, declarou.

A mesma fonte acrescentou que a prioridade foi dada a pessoas com crianças e a idosos, por pertencerem a grupos de risco, e que foram incluídos passageiros com voos anteriores, cancelados.

Além deste voo da TAP, o primeiro autorizado pelo Governo cabo-verdiano desde o início do estado de emergência, está previsto outro para terça-feira, 05 de maio, com destino ao Luxemburgo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin