Portugal recebeu nesta terça-feira, 16 de novembro, mais 210 refugiados afegãos, segundo a agência “Lusa”. O país já tinha acolhido 266 cidadãos do Afeganistão desde que os talibãs tomaram o poder, a 15 de agosto.
De acordo com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português, Francisco André, um grande número de mulheres e crianças integrava o grupo de 210 refugiados que chegaram a Lisboa.
Dos 476 refugiados afegãos acolhidos até ao momento, muitos são pessoas que colaboraram com as forças militares portuguesas, com as da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) ou com as das Nações Unidas no Afeganistão. Também alguns dos seus familiares já estão em território português.
Francisco André acrescentou que o grupo integra pessoas consideradas “vulneráveis” ao regime talibã, entre os quais mulheres, mulheres jovens, ativistas dos direitos humanos, jornalistas, juízes, juristas e alguns familiares das jogadoras de futebol feminino afegãs que já se encontram em Portugal.
“Com a chegada dos 266 refugiados afegãos fica quase concluído o compromisso que Portugal assumiu no quadro da resposta ao apelo internacional para receber refugiados oriundos do Afeganistão”, declarou, uma vez que o número de afegãos esperados “não ultrapassará as duas dezenas”.