Portugal recebeu nesta segunda-feira, 13 de dezembro, mais 273 cidadãos afegãos, tendo a maioria deles uma carreira musical e artística. Esta operação decorreu em articulação com os amigos do Instituto de Música Nacional do Afeganistão, refere a “Lusa”.
A informação consta num comunicado conjunto dos gabinetes dos ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, de Estado e da Presidência, da Defesa Nacional e da Administração Interna de Portugal.
Segundo dados disponibilizados pelo Governo português, o país europeu já acolheu, até ao momento, 764 refugiados afegãos desde o início da crise humanitária. Os talibãs regressaram ao poder a 15 de agosto deste ano, o que levou a que mais cidadãos quisessem sair do seu país, devido ao clima de conflito e insegurança.
O Governo de Portugal reiterou que, desde o início desta crise humanitária, “se tem demonstrado fortemente empenhado em acolher cidadãos afegãos em situações de particular fragilidade e risco, dentro dos limites da capacidade nacional”.