Portugal: SEF deteta imigrantes ilegais infiltrados entre ucranianos

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal informou que detetou imigrantes ilegais nos controlos móveis aleatórios realizados na fronteira terrestre com Espanha. Trata-se de uma operação para impedir o tráfico de pessoas nas massas de refugiados que fogem da guerra na Ucrânia. 

Segundo o “Expresso”, que cita uma fonte policial, o motivo da operação deve-se ao facto de haver indivíduos que “nunca estiveram na Ucrânia, mas a dizer que fogem de lá na tentativa de obterem aqui a proteção temporária criada para os refugiados da guerra”. 

São pessoas maioritariamente ligadas à imigração indostânica e que tentam fazer-se passar por cidadãos ucranianos que fogem da guerra. “Os casos detetados estão principalmente ligados à imigração indostânica, provenientes do Paquistão, Nepal, Índia. A maioria já se encontraria na Europa, mas em situação irregular”, indica a mesma fonte. 

Já terão sido recolhidos indícios da existência no terreno de grupos que promovem esta imigração ilegal, através da venda de “pacotes” que incluem a viagem para Portugal e a instrução na plataforma dos pedidos dos imigrantes económicos, apesar de não corresponderem aos critérios estabelecidos. 

Entretanto, os ucranianos residentes em Portugal quase duplicaram em menos de um mês. O SEF concedeu até esta quinta-feira, 31 de março, 25.193 pedidos de proteção temporária a pessoas que fugiram da guerra da Ucrânia.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Cabo Verde: PAICV comenta abandono da barragem de Canto de Cagarra

Os deputados do PAICV eleitos por Santo Antão alertaram nesta quinta-feira, 05 de janeiro, para a situação de abandono da…
Mães e crias em migrações pouco pacíficas

Mães e crias em migrações pouco pacíficas

Uma mãe e a sua cria nadam, lado a lado, ao longo da costa numa zona de águas baixas. Depois…
Angola: FNLA fala de planos para 2023

Angola: FNLA fala de planos para 2023

O líder da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Nimi a Nsimbi, comentou as atividades relevantes para este ano de…
Moçambique: PRM dá nota positiva ao balanço da quadra festiva

Moçambique: PRM dá nota positiva ao balanço da quadra festiva

Decorreu ontem, 05 de janeiro, em Maputo, a reunião de balanço da quadra festiva, à qual os representantes da Polícia…