Portugal: SEF deteta imigrantes ilegais infiltrados entre ucranianos

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal informou que detetou imigrantes ilegais nos controlos móveis aleatórios realizados na fronteira terrestre com Espanha. Trata-se de uma operação para impedir o tráfico de pessoas nas massas de refugiados que fogem da guerra na Ucrânia. 

Segundo o “Expresso”, que cita uma fonte policial, o motivo da operação deve-se ao facto de haver indivíduos que “nunca estiveram na Ucrânia, mas a dizer que fogem de lá na tentativa de obterem aqui a proteção temporária criada para os refugiados da guerra”. 

São pessoas maioritariamente ligadas à imigração indostânica e que tentam fazer-se passar por cidadãos ucranianos que fogem da guerra. “Os casos detetados estão principalmente ligados à imigração indostânica, provenientes do Paquistão, Nepal, Índia. A maioria já se encontraria na Europa, mas em situação irregular”, indica a mesma fonte. 

Já terão sido recolhidos indícios da existência no terreno de grupos que promovem esta imigração ilegal, através da venda de “pacotes” que incluem a viagem para Portugal e a instrução na plataforma dos pedidos dos imigrantes económicos, apesar de não corresponderem aos critérios estabelecidos. 

Entretanto, os ucranianos residentes em Portugal quase duplicaram em menos de um mês. O SEF concedeu até esta quinta-feira, 31 de março, 25.193 pedidos de proteção temporária a pessoas que fugiram da guerra da Ucrânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

UE doa 50 milhões de euros à ONU para refugiados palestinianos

UE doa 50 milhões de euros à ONU para refugiados palestinianos

A União Europeia (UE) anunciou o envio da próxima parcela de 50 milhões de euros para a Agência das Nações…
Angola: Cinco bailarinos cabo-verdianos participam na Mostra de Artistas – PROCULTURA

Angola: Cinco bailarinos cabo-verdianos participam na Mostra de Artistas – PROCULTURA

Os bailarinos Mano Preto, Rosy Timas, Elisabete Fernandes, Djamilson Barreto e Djam Neguin estão selecionados para participar no “Concurso para…
Reino Unido vai reabrir embaixada em Timor-Leste

Reino Unido vai reabrir embaixada em Timor-Leste

A ministra de Estado do Reino Unido para o Indo-Pacífico, Anne Marie-Trevelyan, anunciou nesta sexta-feira, 01 de março, a reabertura…
Angola: Aprovada execução trimestral do OGE 2023 sem apoio da UNITA

Angola: Aprovada execução trimestral do OGE 2023 sem apoio da UNITA

O relatório de execução orçamental do terceiro trimestre de 2023 foi aprovado no Parlamento angolano através de maioria parlamentar. Os…